Como citar um artigo de lei na redação

Se estiver escrevendo uma redação sobre qualquer tema, de animais à política, talvez você tenha que citar um artigo de uma revista como fonte. Esse mesmo recurso de citar quem "entende do assunto" pode ser usado também para você arrasar na sua redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, como se trata de lei, para melhor identificação do trecho copiado, pode-se inserir o artigo, alínea ou parágrafo de que este trecho.

Com o título do periódico, o título do artigo, o número do volume e do número da página, pode ser difícil saber quais citar. Altera a Lei Complementar nº 219, de 31 de dezembro de 2001 que dispõe sobre emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro. Cuidado pra não se embolar na redação argumentativa: se posicionar contra e falar a favor ou se posicionar a favor e falar contra.



Vejamos como citar leis ou como citar o código de defesa do consumidor em monografia, tudo dentro das normas da ABNT, na forma direta, indireta, ou jurisprudência e como apresentá-las dentro das referências bibliográficas. Em uma dada pesquisa, pode ser necessário Citar Lei no Texto do TCC alguma fonte baseada em um decreto de lei que servirá como referência é muito fácil encontrar tais decretos na internet.

Friedrich Nietzsche (1844-1900) acreditava na potência humana, na "vontade de poder" como uma maneira de "viver a vida como obra de arte". Quando se pretender a alteração de parte de um artigo, transcrever apenas o trecho a ser modificado e não o artigo inteiro: Exemplo: Art. Se consultado no diário oficial, de um livro, ou da internet (de outros órgãos privados), citar a fonte, a página eletrônica, o nome do autor etc.

Além de se lembrar da citação, ao escrever a sua redação você precisará seguir algumas regras para realizar a menção de uma outra pessoa em seu texto. Pela liberdade de acesso que temos às informações que vêm através da internet, alguém poderia pensar que não é necessário dar aos artigos e sites os devidos créditos nas referências bibliográficas da sua produção acadêmica. Citação indireta de lei Citação direta curta de lei (com menos de três linhas) Repare na imagem acima que a indicação de página não é realizada.

Antes de colocar qualquer citação ou dado em sua redação, tenha certeza de que ela é 100 verídica e extraída de fonte confiável, imparcial e, sobretudo, verdadeira. Isso porque o texto dissertativo-argumentativo exigido no Enem é como uma discussão ou debate, mas em formato escrito e as pessoas a serem convencidas são os corretores. Um método alternativo de citação é mencionar o nome do diretor e o ano de lançamento na primeira vez em que você se referir ao filme.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem