Se mulher: Alguma vez você teve alteração do seu nível de glicose ou diabetes durante a gravidez, ou filhos com mais de 4 quilos? ( ) sim. Os exames de sangue para medir os níveis de glicose e os testes de tolerância à glicose são os exames mais comuns que se realizam para determinar se sofremos desta doença. Em todos os casos, é importante que os exames alterados estejam relacionados à presença de sintomas de diabetes, tais como urinar várias vezes ao dia, sede intensa e desidratação. Para avaliar o valor da glicemia é importante saber qual foi o exame que ele fez (exemplo glicemia de jejum ou glicemia capilar) e se foi em jejum ou após as refeições.
Através dos exames, o médico consegue identificar a pré-diabetes e a diabetes e, a partir do diagnóstico, indicar o melhor tratamento para o paciente. Existem 3 exames que fazem o diagnóstico de diabetes: glicose de jejum, hemoglobina glicada e teste oral de tolerância a glicose. Outro exame que serve para o diagnóstico do diabetes é a curva glicêmica, que determina a capacidade que o corpo tem de processar grandes quantidades de glicose. Para que a gestante se trate do diabetes gestacional ela precisa fazer uma dieta pobre em açúcares e realizar exercícios físicos moderados.
Quem precisa realizar um exame para diabete s conta com uma série de testes que ajudam a monitorar os níveis de glicemia no sangue. Tanto a glicemia de jejum quanto a hemoglobina glicada serão exames constantemente solicitados para acompanhamento do diabetes. Como sugestão para saber melhor o que está ocorrendo, pode-se fazer um exame chamado holter de glicose ou cgms, que mede a glicose contínua por três dias seguidos ou mais. Quando recebemos o diagnóstico de diabetes, logo aprendemos a importância de fazer a glicemia capilar (o teste de glicemia).